Cronograma

Confira o dia e o horário de cada palestra!

08/11 - Segunda-feira

20h - Live de Abertura - Musicalização significativa: O que vem depois da brincadeira musical?

Nada melhor do que começar nosso 5º  Congresso Musicalizando o Mundo falando sobre o
quanto é necessário fazer uma musicalização significativa.

Uma das grandes questões que professores nos trazem diariamente é: “Fiz a brincadeira musical e agora?”

Vamos responder esse questionamento nessa aula ao vivo e mostraremos na prática elementos  fundamentais que precisam estar presentes nas aulas
de musicalização e que farão diferença no seu dia a dia na sala de aula.

Vem com a gente  Musicalizar o Mundo!

Aline e Sandra - Caixola Musical

09/11 - Terça-feira

08h - Brincadeiras rítmicas com objetos

Um dos desafios de professores de música que atuam em escolas é conseguir promover o desenvolvimento musical de seus alunos com apenas uma aula semanal (às vezes com apenas 20 minutos). Uma das formas para contornar este problema é propor em sala de aula atividades que podem ser feitas em outros locais e com outras pessoas. Nesta palestra vamos conversar um pouco sobre isso e ver como fazer isso na prática com atividades simples, mas que podem ampliar o tempo de interação com a música e promover o desenvolvimento musical.

Marcus Vieira

10h - Músicas infantis em Inglês e português

A minha palestra abordará o tema: Músicas infantis em Inglês e português. O meu objetivo é de mostrar como é possível para qualquer Educador trabalhar músicas bilíngues com os pequenos. Aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo.

Irani Grecco

12h - A Pedagogia de Projetos nas aulas de Musicalização Infantil

Nesta aula você irá descobrir como a pedagogia de projetos funciona no contexto escolar da primeira infância, quais os benefícios ao usar esta metodologia e quais são os resultados no processo de ensino-aprendizagem musical.

Clau Souza

14h - Uso da técnica do Solfejo Relativo no desenvolvimento musical

Assim como não temos o “dom” de falar também não existe dom de cantar ou de tocar um instrumento. Da mesma forma que aprendemos a falar também podemos aprender a solfejar e consequentemente tocar um instrumento musical.

Silvio Urias

16h - Piano Lúdico - Recursos Criativos e Divertidos para as Aulas de Piano Iniciante

Nesta palestra a professora Malu apresentará uma sequência de estratégias e recursos lúdicos para serem utilizados em aulas de piano iniciante.

Malu Nascimento

18h - Educação Musical Cooperativa

Acreditamos que a prática da música coletiva tem um grande potencial, não só para desenvolver a sensibilidade musical, artística e humana, como também aprofundar o autoconhecimento e a empatia pelo outro, gerando resultados importantes nas questões psíquico sociais.

Somos duas Educadoras Musicais que criamos esse projeto com um entusiasmo especial para reunir pessoas que queiram fazer música trazendo seu próprio saber e seu potencial criativo. Como proposta pedagógica, queremos promover vivências artísticas e musicais para todos que desejarem, sem seleção e sem competição, promovendo interações significativas com escuta mutua, em busca de um resultado musical que reverbere na vida de cada um dos envolvidos.

Portanto, nosso projeto de Educação Musical e Cooperação pretende criar ambientes cooperativos para a conquista de sujeitos musicais, artísticos, humanos e sociais através da experiência musical com o protagonismo de todos.

Educação Musical e Cooperação com Carol Silva e Leila Dias

10/11 - Quarta-feira

08h -Alfabetização Criativa: utilizando a música como estratégia para uma alfabetização leve e divertida

Vou compartilhar com você como estou atuando em minha turma de alfabetização no retorno às aulas presenciais pós pandemia. Como tem sido esse processo? Quais estratégias utilizei? Vem descobrir como a música me ajudou a enfrentar esse desafio.

Jessica Domingos S Veras

10h - Música na prática, dicas e truques de sala de aula.

Desbloqueie sua criatividade:

– plano de aula

-musicas autorais

– criação de instrumentos

PRÔ Rafão

12h - Canto Coral na Escola

Como planejar e criar aulas de Canto Coral eficazes e de um jeito divertido e prazeroso. Passo a passo de uma aula completa: alongamento, aquecimento corporal, exerícios de respiração, aquecimento vocal e repertório. Tudo muito lúdico e dinâmico como uma boa aula deve ser, criando uma experiência prazerosa com a música para seus alunos.

Fabricando Música - Talita Bianchini e Maressa Manfre

14h - Ensino Coletivo de Violão na Educação Básica e em Projetos Sociais

A partir da análise da história do Ensino Coletivo de Violão no Brasil, o objetivo da Palestra é abordar aspectos metodológicos bem como ilustrar estratégias e técnicas de ensino e sua aplicação em escolas de educação básica e projetos sociais. Busca apresentar possibilidades de construção de arranjos musicais voltados para o Ensino Coletivo de Violão que sejam atrativos para os alunos e ao mesmo tempo eficientes para o processo de aprendizagem musical.

Fábio Amaral da Silva Sá

16h - Musicograma: das origens às novas possibilidades

Nessa palestra mostrarei um pouco sobre o musicograma, uma ótima ferramenta no processo de audição ativa dentro da educação musical, tanto de crianças quanto de adultos. Serão abordadas sua origem, caraterísticas, construção, interpretação, evolução com as tecnologias de imagem – o musicomovigrama – e ainda as novas possibilidades que temos para trabalhar prática instrumental partindo dele na educação infantil.

Marcela Zanelato

18h - A importância da musicoterapia no desenvolvimento infantil

A música tem muito a contribuir no desenvolvimento infantil. A musicoterapia é uma intervenção terapêutica que vem demonstrando eficácia na organização e reorganização em âmbito: emocional, social e cultural, desafios estes que interpassam as relações familiares e escolares. Te convido a conhecer mais sobre a musicoterapia e como ela pode contribuir no desenvolvimento infantil.

Éber Marques

20h - Os 5A´s da estrutura de uma aula de Musicalização

Você tem dificuldade em estruturar, planejar e executar suas aulas de musicalização?

Com a sequência dos 5 A´s você irá fazer tudo isso com mais facilidade e entendimento.

Durante todo nosso caminho como professoras de música, desenvolvemos alguns elementos fundamentais para que nossa aula fosse significativa.

Ao organizarmos a estrutura das nossas aulas, elaboramos a sequência dos 5A´s e com ela conseguimos estruturar, planejar e executar as aulas de musicalização com mais segurança e dinamismo.

Mas qual seriam esses 5 A´s? Iremos te contar e mostrar exemplos práticos nessa aula dentro do Congresso Musicalizando o Mundo.

Aline e Sandra - Caixola Musical

11/11 - Quinta-feira

08h - Musicar a dançar

Irei apresentar atividades com danças tradicionais portuguesas em que os alunos poderão vivenciar, ouvir, compor, escrever e criar através de atividades lúdicas propostas. Estas sugestões têm o intuito das crianças e adultos terem um momento de cultura e de, ao mesmo tempo, poderem ter muita diversão.

Maria Teresa Xavier

10h - Ensinando, dançando e musicalizando

Nesta palestra mostraremos como utilizamos a música como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos e ao mesmo tempo tornamos as atividades atraentes, divertidas e dinâmicas.

Josi e Daila

12h - Descomplicando a matemática com a música

Vou mostrar como o uso da música pode auxiliar o ensino e aprendizagem da matemática de uma forma simples e divertida, sem complicação.

Cleidiane Mota

14h - Congo capixaba para crianças: brincadeiras cantadas para a educação infantil

Vamos descobrir o universo do Congo Capixaba através de brincadeiras musicais cantadas, com congos autorais feitos especialmente para crianças da primeira infância.

Amanda Aigner

16h - Mama África - um passeio cantado pelo continente Mãe

Já sabemos que a África está fortemente ligada em nossa cultura e por isso chamo carinhosamente de continente Mãe.

A música africana traz uma pluralidade em sua melodia e harmonia, além de um ritmo marcante onde o canto, a dança, o  movimento e a fala estão conectados.

Nesta palestra vamos fazer um passeio cantado pela África, desenvolver a memória musical, estimular a escuta e a reprodução, possibilitando  desdobramentos a partir de sua criatividade.

Débora Mares

18h - Ei, Professor! Vamos conversar sobre aulas particulares?

Professor! Você sabia que uma boa comunicação com a família dos seus alunos gera bons resultados para suas aulas e um crescimento amplo do seu trabalho?

Nessa palestra eu irei contar para vocês um pouco da minha história, como eu consegui lotar meus horários de aulas e como tem sido produtivo o retorno do meu trabalho com aulas particulares de musicalizaçao para bebês e crianças da primeira infância.

Ficou curioso? Então vem comigo! Irei dar algumas dicas para você que também deseja começar ou que já esteja trabalhando com aulas particulares!

Vamos juntos melhorar profissionalmente e musicalizar o mundo! 🎵🎵🎵

Ester Policarpo

12/11 - Sexta-feira

08h - Brincadeiras Musicais a partir de canções folclóricas

As cantigas de roda fazem parte da nossa cultura, através delas as crianças desenvolvem oralidade, rítmo e conhecimento da própria cultura. Nesta palestra vamos criar brincadeiras a partir de canções conhecidas do cotidiano infantil.

Kelly Neves

10h - Brincando se Aprende - Leitura Rítmica

Nesta palestra mostraremos como utilizamos a música como ferramenta no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos e ao mesmo tempo tornamos as atividades atraentes, divertidas e dinâmicas.

Sheila Martins

12h - Gamificação na Prática : estimulando a aprendizagem na aula de música

Como utilizar as técnicas envolvidas nos jogos para atingir objetivos reais, facilitando a aprendizagem musical e promovendo a interação e engajamento dos alunos

Bianca Ribeiro

14h - Trabalhando com Objetos Sonoros e Materiais não Estruturados

A sucata é um material muito rico para se trabalhar, pois nos oferece diversas possibilidades e podemos transformá-la em tudo o que nossa criatividade permitir.

Algo que eu defendo é que, não devemos delimitar as ideias e os espaços, onde a criança irá trabalhar, construir, expressar-se, ela deve ser livre para criar, ampliar suas ideias e quanto maior o espaço, melhor, pois ainda estão aprendendo a manipular, manusear materiais, andar, correr, desenvolver sua coordenação motora, entre outras habilidades. A arte de trabalhar com sucata ou material não estruturado é uma grande aliada para que as crianças possam construir seus conhecimentos de forma rica e prazerosa.

Minha primeira formação foi com minha família, tive a oportunidade de ser musicalizada por minha Avó, meus Tios, de explorar a criatividade, construir instrumentos a partir de sucatas ou materiais não estruturados e hoje, além de toda essa bagagem fazer parte do meu trabalho, percebi a grande importância e os benefícios que este trabalho pode desenvolver em nossas crianças.

Fabíola Rodrigues

16h - Contar e Cantar: Contação de Histórias e Musicalização

A infantil é repleta de histórias, músicas, brincadeiras, movimentos e atividades lúdicas. Sendo que contar histórias e cantar fazem parte deste universo. Estudos mostram a importância e os benefícios da musicalização e contação de histórias para aprendizagem. Unindo o poder destas duas ferramentas pedagógicas é evidente o interesse e envolvimento das crianças nas aulas de musicalização.

Contar e Cantar irá abordar de forma simples e prática, como educadores leigos ou com pouca experiência em música podem estimular práticas musicais utilizando a Contação de Histórias como recurso. Nele estarei mostrando na prática como venho desenvolvendo o Projeto: Contar e Cantar na Educação Infantil.

Prô Enir

18h - O Aprender Musical

Uma proposta de ensino de música para todos, de uma maneira lúdica, divertida, a partir das abordagens ativas em educação musical.

Wagner Brito

20h - A metodologia A.M.E (Atividades Musicais Estruturadas) na prática

Quer saber como criar uma sequência didática criativa, gradativa e eficiente para suas aulas de música?

Então você não pode perder essa aula!

Nós mostraremos o passo a passo da Metodologia A.M. E, que foi desenvolvida a partir da nossa prática na sala de aula e, através dela, você aprenderá os primeiros passos para elaborar Atividades Musicais Estruturadas que vão além da brincadeira, trazendo
o lúdico de maneira efetiva e sequencial para suas aulas, tornando-as mais eficazes e significativas.

Aline e Sandra - Caixola Musical

QUER ASSISTIR ÀS PALESTRAS QUANDO QUISER?

E AINDA RECEBER O CERTIFICADO E BÔNUS EXCLUSIVOS?

Informe seu e-mail para continuar

Ao se inscrever você declara ter lido e aceito os termos de uso e políticas de privacidade

Informe seu e-mail para continuar

Ao se inscrever você declara ter lido e aceito os termos de uso e políticas de privacidade