Cronograma

Confira o dia e o horário de cada palestra

Segunda - 21/09

8h

Andamento na aula de Música: ensinando de maneira divertida

Aline Fróes e Sandra Ribeiro – Caixola Musical

Você também gosta de ensinar conteúdos musicais de forma lúdica?

Então essa oficina é para você!

A Ludopedagogia faz parte da Caixola Musical e como apaixonadas pelo tema pesquisamos e desenvolvemos atividades musicais lúdicas para trabalhar com nossos alunos. Nessa aula iremos dividir com você diversas maneiras de trazer o andamento musical para a sala de aula de forma criativa e marcante, trabalhando movimentos, escrita, leitura e outros aspectos que envolvem essa dinâmica musical.

12h

Práticas Lúdicas para Musicalização

Débora Munhoz Barboni

O curso abordará técnicas ativas , repertório, recursos para práticas lúdicas de musicalização infantil na educação infantil e fundamental”

16h

Propostas de atividades com músicas da mídia

Matheus Máximo

É possível trabalhar qualquer tipo de repertório em aulas de música para crianças?
A música da mídia, que escutamos na rádio, na televisão e, hoje, no Youtube, ela tem espaço dentro das nossas atividades?
Ou o único repertório possível são as músicas clássicas instrumentais ocidentais, a MPB dos anos 70 e as músicas feitas por educadores e professores?
Vem comigo nessa oficina que vai explodir a sua cabeça e te fazer ver as músicas que você e os seus alunos escutam de outra maneira.

20h

O bebê e a música: a importância da musicalização na vida dos bebês de 0 a 2 anos.

Clau Souza

A música sempre esteve presente na vida do ser humano. Sua presença foi e é fundamental para a nossa evolução, pois através dela criamos relações sociais além de muitos outros benefícios. Nesta aula abordaremos a contribuição da música para o desenvolvimento musical dos bebês e por que ela é tão importante nesta fase.

Terça - 22/09

Manhã - 8h

Educação musical pelo Método Kodály

Silvio Urias

Kodály diz que a música é uma manifestação do espírito humano similar à língua falada. Dentro dessa perspectiva, pode-se compreender uma partitura musical de maneira similar a um texto escrito em qualquer língua, e o cantar pelo solfejo relativo, similar à língua falada.

12h

Possibilidades Sonoras

Samerson Roque – Kezia Santos

A cada dia a música tem ganhado grande visibilidade e importância no processo de ensino-aprendizagem. O uso dos recursos musicais na educação proporciona inúmeros benefícios no desenvolvimento integral da criança.

Pensando nisso, a oficina Possibilidades Sonoras foi criada com o objetivo de capacitar o educador para utilizar dos recursos que o ensino da música proporciona e enriquecer seu repertório quanto facilitador nesse processo de ensino-aprendizagem.

A oficina Possibilidades Sonoras proporcionará aos participantes uma imersão no universo da musicalização através dos jogos e brincadeiras, sendo vivenciada de forma lúdica e prazerosa.

Serão apresentadas direções nas quais os educadores poderão percorrer, possibilitando desdobramentos e criações a partir das experiências vividas. A oficina pretende abordar três pontos: motor, social e cognitivo. Uma oficina 100% prática entrelaçando jogos, brincadeiras e vivências musicais com o recurso mais incrível: nosso corpo.

16h

Abordando os conteúdos musicais de maneira lúdica na educação Infantil

Marcela Zanelato

Com o foco em professores de música que trabalham na Educação Infantil, essa palestra tem como objetivo mostrar ao professor de musicalização a importância de “ampliar seu olhar” para as canções que utiliza em suas aulas, encontrando conteúdos dentro da música para trabalhar com essas canções, tornando o momento mais rico e interessante para as crianças.

Para tanto, vamos passear um pouco pelo desenvolvimento do processo de criação e pelo universo infantil, assuntos fundamentais para a construção desse “olhar”.

20h

Relação entre educação musical e o Transtorno do Espectro Autista no cenário educacional

Cáritas Frazitto

O autismo tornou-se foco de pesquisas mais atuais, por ser um distúrbio do desenvolvimento que acompanha o indivíduo durante toda a vida.

Seus sintomas estão associados à comunicação, comportamento e interação social, por isso percebe-se a dificuldade de muitos professores em interagir com crianças com TEA e incluí-las no contexto escolar.

Nessa palestra, vamos entender melhor o que é o Espectro Autista e refletir em como podemos promover a interação dessas crianças e desenvolver suas habilidades.

Quarta - 23/09

Manhã - 8h

Musicali-dançando

Josiane e Daila – Movimentação Criativa

Nesta palestra você vai encontrar atividades psicomotoras e musicais estruturadas. Vamos mostrar passo a passo de como estruturar atividades que prendam a atenção das crianças e ao mesmo tempo a eficácia do ensino seja garantido. Chega de atividades soltas! Aprenda a extrair o máximo das possibilidades de um único tema. Suas aulas nunca mais serão as mesmas.
12h

Atividades musicais para o ensino remoto.

Gustavo Nabarro
A oficina “Atividades Musicais para o Ensino Remoto” tem objetivo de mostrar atividades práticas e dinâmicas para o ensino online. Utilizando recursos do nosso cotidiano como baldes, colheres, copos e até o nosso próprio corpo.
16h

Canções Brinquedo - 4 músicas que podem se transformar em uma aula incrível!

Rafael Assunção – prô Rafão

Nesta palestra falarei um pouco da minha rotina como professor e como foi o processo de criação de cada uma das minhas músicas, inspirações gatilhos e necessidade na hora da composição.

Como usar estas músicas em suas aulas com atividades estruturadas

20h

4 Atividades Musicais simples que podem se transformar em aulas encantadoras!

Aline Fróes e Sandra Ribeiro – Caixola Musical

Você sabia que uma simples música pode se tornar numa sequência de atividades riquíssimas?

Para essa aula separamos 4 canções que nossos alunos amam e vamos te mostrar na prática como construir atividades musicais lúdicas e significativas.

Quinta - 24/09

8h

Virtudes em ação: Estratégias Lúdicas para o Ensino das Virtudes

Jessica Santos
Que tal aprender uma maneira lúdica de ensinar sobre Virtudes para as crianças? Nessa palestra vou contar uma história autoral e te dar possibilidades de atividades para realizar com as crianças.
12h

Contando, cantando e tocando histórias

Ester Policarpo

Olá!! Nessa palestra iremos contar, cantar e tocar histórias de maneira bem divertida. Vamos trabalhar de forma lúdica e intuitiva, conceitos como: Imaginação, gestual, canto, movimento e timbres musicais.

16h

O ukulele em sala de aula: entre “levadas” e melodias

Augusto Santos

Esta palestra tem por objetivo apresentar as possibilidades do uso do ukulele em sala de aula, seja como instrumento para acompanhar as canções ou como solista. Para isso será exibida algumas técnicas para realização de acompanhamentos harmônicos, as famosas “levadas”, como também técnicas para execução de melodias, com aplicação em canções populares. Os participantes terão a oportunidade de conhecer, aprender ou aprimorar a sua prática instrumental ao ukulele, para usá-lo da melhor forma em suas aulas. Para participar da palestra não se faz necessário conhecer ou até mesmo tocar o instrumento.

20h

Fonoterapia Musical

Gadu BatFono
Utilizando a musicalização na fonoterapia, colocando em prática de forma lúdica, dinâmica e criativa, estimulando todas as habilidades da infância.

Sexta - 25/09

8h

Três passos para ativar a criatividade na composição musical

Júnior Silva

Já pensou que legal você levar a sua música para seus alunos, Isso é possível! Você pode compor suas músicas e sempre ter conteúdo inédito para mostrar. Nessa oficina vamos ver que é possível! Vamos ver como ativar nossa criatividade musical, inspirativa e programada, e poder produzir músicas que vão ajudar você e outros professores em suas jornadas na sala de aula. Também vou compartilhar como foi a experiência da composição da minha última música feita a poucos dias.

12h

Musicalização através das Histórias

Kelly Neves

As histórias são ferramentas incrivelmente musicalizadoras se usadas de forma planejada e estruturada. Nesta palestra vamos falar um pouco sobre como escolher a história certa, como planejar e construir materiais alternativos para contar, cantar e encantar em suas aulas.

16h

Quem canta seus males espanta - Fortalecendo o canto infantil na sala de aula

Débora Mares

Cantar é algo que todos nós gostamos e cantamos a todo momento. Quando se trata do universo infantil cantar se torna uma experiência prazerosa para a criança.
É através do cantar que a criança será capaz de explorar diversos tipos de vozes (cantarolar, gritar, sussurrar, falar), além de estimular a auto estima, a voz falada e o convívio social.
Nesta palestra vamos entender a voz infantil como instrumento de trabalho, desenvolver a memória musical, estimular a escuta e reprodução e as etapas para se trabalhar um repertório que seja lúdico. Pois quando cantamos em grupo, entendemos que todos somos um, ganhamos desenvolvimento da disciplina, o respeito ao próximo, pontualidade, sensibilidade e criatividade.

20h

Música e Alfabetização: Potencializando a escrita e a leitura com atividades musicais

Aline Fróes e Sandra Ribeiro – Caixola Musical

Sabemos que a alfabetização é um dos momentos mais importantes da formação escolar.

Pensando nisso, começamos a pesquisar durante nossa pós graduação sobre como a música poderia potencializar o processo de alfabetização escolar.

Nessa oficina trazemos atividades práticas construídas durante essa pesquisa não pensando apenas na leitura e escrita formal, mas visando que o aluno se torne um “leitor do mundo”.

Quer Assistir às palestras quando quiser?

E ainda receber o certificado e um curso bônus?